Se engana quem pensa que a rotina de uma empreendedora é ficar oito horas por dia, sete dias por semana fazendo uma única atividade. Conversando com a Mariane Oliveira, criadora da Mary´s Brigadeiro daqui de Toronto, a gente logo vê que empreender exige muito preparo técnico aliado com uma estratégia de longo prazo do negócio. Ela não só é super cuidadosa com todo o preparo dos brigadeiros, desde a seleção dos fornecedores dos ingredientes, cuidado minucioso no cozimento e apresentação da embalagem, mas também é super antenada com as exigências do mercado canadense e com o rumo que o seu negócio vai tomar. Gasta mais da metade do seu tempo pesquisando oportunidades.

Empreender nunca esteve nos planos desta paulistana, que até então trabalhava no departamento pessoal de uma empresa havia 7 anos e de repente se viu desempregada. Suas experiências na cozinha limitavam-se a ajudar a mãe, que era cozinheira de mão cheia e famosa pelo seu pão de mel. Com o incentivo da amiga que ia se casar e lhe pediu pra fazer doces finos, ela precisou investir em cursos de chocolatier, e assim começou.

Antes mesmo de vir pra cá de vez, despachava os brigadeiros para a sogra, que é canadense, para ir distribuindo pros conhecidos e divulgando seu trabalho. Quando teve a oportunidade de vir morar em Toronto com o marido já tinha uma noção do que iria encontrar, pois mesmo à distância pesquisou possíveis fornecedores e concorrentes. Apresentou seus brigadeiros à uma incubadora voltada para o ramo alimentício que descobriu através do Enterprise Toronto, um serviço de suporte ao pequeno empreendedor oferecido pela prefeitura municipal. Lá, recebeu orientação de como dar entrada em licenças, tirar certificação em segurança alimentar, assim como obtém até hoje consultoria nas áreas de finanças, marketing, direito, vendas, etc. e é onde fica atualmente sua base de produção.

Preocupada com a satisfação dos clientes, a maioria canadenses e portanto não acostumados com o sabor bem doce dos brigadeiros, Mariane faz questão de usar produtos mais puros, como chocolates 70% belga e/ou francês até mesmo no granulado, o que torna seus brigadeiros mais saborosos e perfumados, além de terem maior durabilidade, possibilitando as entregas até em outras províncias daqui do Canadá!

Toronto é uma cidade linda e, segundo Mariane, “várias cidades em uma só!”. Quase 50% da população é composta por imigrantes, o que torna o mercado bastante diversificado. Se por um lado tem “gosto pra tudo”, por outro tem bastante concorrência com tudo quanto é produto. Com o intuito de divulgar a marca pela cidade, a Mary´s Brigadeiro tem como projetos entrar em farmer´s markets (feiras ao ar livre, geralmente composta por pequenos produtores locais), assim como participar de eventos, entrar em gourmet stores (aqueles mini mercados onde você encontra ótimos produtos para presentear apaixonados por gastronomia) e lojas especializadas em utensílios culinários de luxo. Além de já estar presente em Québec onde participou de uma feira que rendeu ótimos resultados e fez parceria com o pessoal de lá que gostou tanto que viraram seus embaixadores e ajudam na divulgação dos seus produtos. E até o final de 2017 quer abrir sua primeira loja física aqui na cidade!

Empreender transformou a vida de Mariane pra melhor pois, aguçou a sua curiosidade. Empreender é muito mais gratificante que o dinheiro por si só. É o desafio, a luta, a conquista e a liberdade de poder chegar mais longe que movem essa jovem empresária. Não mencionei antes, mas ela tem só 26 anos.

Ficou com vontade de comer um brigadeirinho? Caso você queira fazer sua encomenda, entre no site dela www.marysbsweets.com ou siga no Instagrame Facebook!!!

Marys Brigadeiros

Mary´s Brigadeiro: http://www.marysbsweets.com Email: mary@marysbsweets.com Phone(647) 883.0484