Quem nunca pensou em abrir um negócio próprio? Você sabia que o Canadá te oferece a oportunidade de abrir seu negócio aqui e se tornar um canadense? Sim! É através do processo de imigração Start-up Visa!

O QUE É O START-UP VISA?

É um programa de imigração voltado para empreendedores estrangeiros que pretendem estabelecer seus negócios próprios no Canadá, incentivando inovações e a geração de empregos.

COMO FUNCIONA O START-UP?

Basicamente o processo exige os 4 passos a seguir:

1.Ser aceito por uma organização indicada pelo governo.

Para ser elegível para aplicar para o Start-up Visa, o empreendedor deve ser aceito em um programa oferecido por uma das organizações responsáveis indicadas pelo governo, como incubadoras/aceleradoras ou investidores (Anjos ou Capital de Risco). O processo de seleção desses órgãos é altamente concorrido porém o foco é na qualidade e não em quantidade. Os interessados devem estar preparados para providenciar informação detalhada com relação à viabilidade do negócio, incluindo um plano de negócios, documentos financeiros, biografia dos fundadores e outras informações relevantes de acordo com que cada processo exigir. Uma vez aceito eles emitem uma carta de suporte que você utilizará para aplicar para o Start-up Visa e um certificado de comprometimento que eles mesmos enviam diretamente ao CIC.

2. O aplicante e a organização indicada pelo governo devem reter juntas mais que 50% dos direitos de voto.

Podem aplicar até 5 membros de um mesmo negócio. Porém cada aplicante deve possuir pelo menos 10% dos direitos de voto e juntamente com a incubadora/aceleradora ou investidora somar mais de 50%.

3. Atender as exigências da língua.

A habilidade de se comunicar em inglês e/ou francês irá ajudar a ter sucesso em seus negócios no Canadá.

Você precisará fazer um teste de línguas de uma agência aprovada pelo CIC e incluir os resultados com sua aplicação para que ela possa ser processada.

O nível mínimo exigido do CLB (Canadian Language Benchmark) é 5 em todas as quatro áreas (I: speaking/ F: expression orale, I: reading/ F: compréhension écrite, I: listening/ F: compréhension orale e I: writing/ F: expression écrite) em qualquer uma das línguas oficiais do país. Caso não atenda ao mínimo exigido, sua aplicação será negada.

4. Trazer fundos suficientes para se estabelecer no primeiro ano com sua família.

O governo do Canadá não oferece ajuda financeira para o imigrante que chega através do Start-up Visa. Portanto você deve possuir dinheiro suficiente para conseguir viver com sua família depois da sua chegada. Você não pode pegar emprestado este dinheiro. Você precisará providenciar provas de que você tem o dinheiro quando submeter sua aplicação.

O montante que você precisará provar depende da quantidade de membros da sua família. O valor é atualizado anualmente. Confira sempre no site oficial.

Número de Membros da Família
Valor Necessário
(em Dólares Canadenses)
1 = $12,164
2 = $15,143
3 = $18,617
4 = $22,603
5 = $25,636
6 =$28,913
7 ou mais = $32,191
Além desses 4 critérios o CIC irá processar seu pedido seguindo também suas próprias exigências como exames médicos e negativa de antecedentes criminais.

QUAL O INVESTIMENTO MÍNIMO QUE EU PRECISO PARA O MEU NEGÓCIO?

Não existe um valor estabelecido para você aplicar no seu negócio, mas o valor mínimo exigido pelo governo por parte das organizações indicadas são:

-Investidor Anjo deve garantir um investimento de no mínimo CAD 75,000.00 para o seu negócio.
-Venture/Capital de Risco deve garantir um investimento mínimo de CAD$200,000.00 para o seu negócio.
-Para incubadoras não é necessário nenhum valor de investimento. Você entra com o seu dinheiro somente e isso depende de negócio para negócio.

Obs.: Se você já estiver envolvido em alguma start-up ou pensa em começar uma, considere essa possibilidade ainda enquanto é jovem!