Express Entry Como Funciona

O Express Entry nada mais é que um sistema adotado pelo governo canadense para selecionar os candidatos com melhores chances de empregabilidade no país, no curto prazo. Ele é aplicado aos processos federais de imigração sob a categoria econômica, como:

 

 

Províncias e territórios também podem se beneficiar do programa para atender suas necessidades locais.

Como funciona – descrição curta.

É indicado que você faça primeiro um teste online para saber se você tem chances de ser aceito em um dos processos. Uma vez que seu resultado é positivo, você pode criar gratuitamente um perfil no Express Entry. Se for aceito, é automaticamente colocado em um uma “sala de espera” juntamente com outros candidatos onde você receberá uma pontuação de acordo com suas habilidades e experiências. Os melhores candidatos serão convidados a aplicar pra o visto de residente permanente através de um dos três processos, assim indicado pelo Citizenship and Immigration Canada – CIC.

Tenha em mente que ter um resultado positivo no teste online, criar um perfil e entrar na “sala de espera” não é garantia de que você será convidado a aplicar para o visto. Caso NÃO seja convidado em até um ano, seu perfil expira.

Antes de você começar.

  1. Você precisará fazer um teste de proficiência dos idiomas que você e/ou seu cônjuge falam. O resultado será usado para verificar a elegibilidade de imigração.
  2. Se você for educado fora do Canadá, precisará fazer uma equivalência de diploma de acordo com os padrões canadenses. Isto não é mandatório se:
    • Se você tiver ao menos um ano de experiência de trabalho recente no Canadá, ou
    • Sua experiência de trabalho for como um skilled trade.
    • Porém, mesmo que você não precise fazer a equivalência de diploma para ser elegível sob o Express Entry, é recomendável que você o faça para aumentar sua pontuação e chances de ser convidado a aplicar.
  3. Você precisa saber o tipo de habilidade em que sua experiência de trabalho está (assim como o trabalho que você pretende ter no Canadá, caso forem diferentes). Você usará o sistema de classificação de trabalho do Canadá (NOC – National Occupational Classification) para descobrir se a sua experiência é válida sob um dos 3 programas federais de imigração.

Para descobrir o título do seu trabalho, código e tipo de habilidade.

Esse código é chamado de “NOC” no seu perfil do Express Entry. Confira aqui seu NOC para encontrar a melhor descrição que corresponde ao seu trabalho. Você precisará desta informação no futuro, então anote e guarde-o com você.

Como funciona – descrição longa.

Primeiro Passo: Confira se você é elegível ao Express Entry através de um teste online gratuito.

Não é exigido, porém você pode usar a ferramenta de teste online, para verificar se você já pode criar um perfil no Express Entry. O teste online leva certa de 15 minutos para ser respondido.

Você precisará saber os resultados de proficiência em uma das línguas oficiais do país, seu NOC e sua equivalências de diploma.

Quando chegar ao final do teste online, um número aparecerá na tela. Anote-o. Você o usará quando for criar seu perfil.

Segundo Passo: Crie seu perfil online no Express Entry.

Se você tiver um resultado positivo no teste, ele te levará para a página do MyCIC. Se você ainda não tiver uma conta do MyCIC, você precisará criar uma. Aí sim, você poderá criar um perfil do Express Entre informando:

  • Identidade
  • Informações para contato
  • Escolaridade em detalhes
  • Experiência de trabalho em mais detalhes
  • Idioma
  • Membros da família que virão com você.

Você irá precisar:

  • Seu passaporte
  • Seu código NOC com o título do trabalho
  • Seus resultados de proficiência em idiomas (IELTS, CELPIP or TEF)
  • Sua equivalência do diploma.
  • Uma cópia escrita do sua oferta de trabalho de um empregador no Canadá, se tiver.
  • Uma cópia da sua nomeação provincial, se tiver.
  • Seu código pessoal de referência criado pela ferramenta online, se tiver um. (Esse código geralmente é algo assim: JM1234567890. Eles usam esse código para verificar as respostas que você respondeu no teste online pra que você não precise responder novamente. Se você criou seu perfil sem ter feito o teste online, você não terá este código.

Uma vez que você começar a criar seu perfil você tem até 60 dias para terminar de preencher e submetê-lo.

Registrar-se no banco de emprego.

Para finalizar seu perfil do Express Entry, você precisará também se cadastrar no banco de emprego do governo canadense, caso você ainda não tenha uma oferta de trabalho ou não tenha sido nomeado para uma província ou território.

O banco de emprego é uma ferramenta de busca de trabalho online fácil de usar, que te permite se conectar com empregadores e ofertas de trabalho no Canadá baseado em suas habilidades e experiência.

Se você não se cadastrar no banco de emprego em 30 dias, seu perfil do Express Entry se expira.

Caso você seja elegível – “sala de espera” do Express Entry

Se você atender aos critérios, você será colocado automaticamente em uma “sala de espera” juntamente com outros candidatos. Você receberá uma notificação na sua conta do MyCIC.

Você receberá uma pontuação baseada em fatores que têm se mostrado fundamentais para ajudar o imigrante a prosperar no Canadá. Quanto maior sua pontuação, maiores serão suas chances de ser convidado para aplicar para o visto de residência permanente através de um dos três processos de imigração sob o Express Entry.

Assim que você for aceito para entrar para a “sala de espera” você deverá começar a correr atrás de todos os documentos necessários que suportem sua aplicação para o visto, como por exemplo negativa de antecedentes criminais, pois você pode receber um convide a qualquer momento.

Você receberá pontos extras e terá mais chances de ser convidado para aplicar ao visto de residente permanente se você:

  • For nomeado para alguma província ou território.
  • Ter uma oferta válida de trabalho de um empregador do Canadá.

Importante: você deve manter suas informações do seu perfil do EE atualizadas caso surja algo novo.

  • Se houver mudanças na sua experiência de trabalho.
  • Se você tiver um resultado melhor de teste de proficiência de idioma.
  • Se você completar novos estudos.
  • Se houver alguma mudança na família, como o nascimento de uma criança ou divórcio, ou uma das crianças não for mais dependente (inclusive se ela completar 19 anos durante este período).

Sendo convidado a aplicar pro visto de residente permanente.

Se você for convidado a aplicar ao visto de residente permanente, eles lhe dirão para qual programa você deverá aplicar. Ex.: Federal Skilled Worker Program, Federal Skilled Trades Program, ou Canadian Experience Class.

Você somente será convidado se você:

  • Tiver uma oferta válida de trabalho por um empregador canadense,
  • Ter sido nomeado para uma província ou território, ou
  • Estiver entre os melhores pontuados da “sala de espera” baseado nas suas habilidades e experiências.

Se você for convidado, você terá mais 60 dias para aplicar para o visto de residente permanente.

Você deve submeter uma aplicação completa com todos os documentos necessários ou seu pedido será rejeitado.

Uma vez que você completar seu pedido e submetê-lo online, ele será processado rapidamente. O processo na maioria das vezes leva seis meses ou menos. Este período abrange as datas onde o CIC recebe o pedido completo e termina na data onde uma decisão final é tomada.

Você terá que incluir cópias de todos os documentos e exames que eles pedirem, para que eles possam processar seu pedido.

Assista esse vídeo que explica direitinho (em inglês) como funciona o processo de seleção: