CocoBliss LogoA recém chegada no Canadá, Patricia, proprietária da empresa de cosméticos Cocobliss, quando tinha apenas 21 anos saiu das Filipinas para ganhar o mundo! Foi trabalhar como comissária de bordo em Dubai, e depois para os Estados Unidos cursar faculdade. Devido ao uso de alguns cosméticos industrializados adquiriu uma alergia na pele. Procurou médicos que prescreveram alguns remédios que, funcionavam por um tempo, depois não mais.  Decidiu pesquisar sobre sabonetes e cremes naturais e se interessou tanto que começou a fazer em casa para o seu próprio consumo. Nesse meio tempo, acabou voltando para Dubai, e seu primeiro sabonete já estava resolvendo sua alergia de forma eficaz. Ele era feito a base de mel, leite e aveia. Começou a dar de presente para amigos e familiares e o produto agradou tanto que viu ali uma oportunidade de negócio que ela logo abraçou. Começou a vender em feiras e pequenos mercados do local, porém já sabia que não iria ficar ali por muito tempo. Agora já casada, recém chegou no Canadá ao lado do esposo e é aqui que ela pretende ficar e crescer sua empresa de cosméticos de cuidados para a pele Cocobliss  Naturals.

Cocobliss Naturals

Todos os seus produtos usam óleo de côco virgem, processados à frio e sem aditivos químicos, o que preserva seus nutrientes. O OCV é importado das Filipinas e ajuda a comunidade onde sua família mora. Além deste, também usa óleos como o de palma, oliva, karité, amêndoa doce, cártamo, entre outros.

CocoBliss Products

As diferenças entre os Emirados Árabes e o Canadá.

Patricia diz que o perfil do seu público-alvo não mudou, mas lógico, existem algumas diferenças. Enquanto que em Dubai suas clientes preferiam fragrâncias fortes, aqui no Canadá elas preferem algo mais sutil. Foi preciso rever o produto e ajustá-lo. Outra coisa que é bem diferente é que aqui ninguém pede desconto, diferentemente de Dubai onde independente do poder aquisitivo da cliente, é costume pedi-lo, rs.

O mercado é um pouco mais concorrido que nos Emirados, porém Patricia ressalta que suas clientes sabem apreciar seu produto, o que a deixa mais confiante para seguir com sua marca.

Ela diz ainda que aqui é muito simples abrir um negócio próprio. É tudo rápido e descomplicado, além de ter o suporte e incentivo de órgãos como o da prefeitura que lhe ajudam com programas e consultorias grátis, o que ela recomenda fortemente para quem está pensando em empreender! Diz ainda que gosta da maneira como os canadenses trabalham, de forma direta e profissional. Se eles podem te ajudar, ajudam. Se não, não te fazem perder tempo.

O que mudou depois do empreendedorismo?

Apesar de ter facilidade para interagir com as pessoas ela comenta que com o tempo foi ficando mais madura e entendendo melhor como o mercado funciona, aceitando de maneira mais profissional os “nãos” que recebia. No passado, isso a machucava um pouco, mas hoje consegue entender que nem todos vão comprar seu produto. Talvez seja apenas necessário observar um pouco mais quem é seu cliente, de fato e, está tudo bem.

O futuro da Cocobliss

“Crescer e se tornar uma marca conhecida em todo o mercado!”. Essa frase me surpreendeu e questionei a maneira como ela se mostrou convencida disso e ela foi ainda mais enfática: “Sim! Qual o propósito de um empreendimento? Se não for pra ser grande não faz sentido!”. Disse tudo!

Work-life balance.

Patricia não tem uma rotina definida, mas de modo geral, para que consiga ampliar sua rede de contatos, estipula até dois eventos sociais por semana para conhecer mais gente, já que é recém chegada aqui em Toronto e não conhece ninguém, mas o que não parece ser uma tarefa difícil para ela que gosta de conversar, rs. Gosta de correr de tarde e deixou bem claro para o marido que queria morar próxima a um parque onde houvesse bastante verde, pois já estava cansada de morar no deserto. Ela conta que está feliz aqui e que é aqui que pretende ficar!

Conheça um pouquinho mais da Cocobliss: