Quando o Alexandre entrou pela primeira vez numa Beer Store aqui em Ontário, ele ficou louco! Além de poder encomendar pela internet sua cerveja preferida e retirar no local, é possível andar pelos corredores e geladeiras em meio a mais de 400 MARCAS de cervejas nacionais e internacionais e milhares de variedades da bebida que suprem bem o paladar dos mais exigentes. Muito mais do que um simples depósito de bebidas, a Beer Store tem origem dos verdadeiros mestres cervejeiros de Ontário.

 

Além de você poder comprar sua cerveja em lata ou garrafa, também é possível comprar barris de chop pra tomar em casa – são 128 tipos de chop – mas pra isso é preciso que você tenha a chopeira. Eles só alugam os acessórios para eventos maiores onde você precisa ter uma licença temporária para servir bebidas alcoólicas a terceiros, como casamentos e eventos corporativos.

Beer Store Beer Store II Beer Store III

Se por um lado é um parque de diversões para os apreciadores de cerveja, por outro, há quem reclame (em casa) por não encontrar a bebida nos supermercados com a mesma facilidade que no Brasil.

A recente regulamentação, válida desde dezembro de 2015, agora permite a venda de cervejas em até 450 supermercados nos centros urbanos de Ontário (quase que a mesma quantidade de lojas da Beer Store), porém, apenas 58 estabelecimentos-piloto comercializam cervejas atualmente e eu nunca encontrei nenhuma. Esses estabelecimentos ainda precisam obedecer certas regras como vender pacotes fechados com 6 garrafas/latas de cervejas de no máximo 7,1% de álcool e no mínimo 20% do seu estoque deve ser reservado à cervejarias artesanais.

 

PAPEL SOCIAL

The Beer Store

A empresa tem uma política de não vender bebida alcoólica para menores de 25 anos (a lei da província diz que o cidadão tem que ter 19). É comum pedirem um ou dois documentos com foto para terem certeza da sua idade. Também se recusam a vender para pessoas visivelmente embriagadas e/ou com problemas de alcoolismo. Só em 2015 estima-se que 3.7 milhões de pessoas tenham sido questionadas à respeito da idade e 50 mil tenha sido de fato negada a comprar cerveja.

 

Beer Store V

 

 

We were green before green was cool. Desde o começo das suas atividades em 1927 é possível retornar latas e garrafas (mesmo de vinho e destilados) em todas as Beer Stores e ainda trocar por crédito ou dinheiro por cada embalagem. Já foram contabilizadas mais de 2 bilhões de embalagens retornadas desde 2007 quando se juntaram à um programa do governo. Além de diminuir o impacto direto no meio ambiente com as latinhas e garrafas, a empresa se mostra engajada em reduzir sua “pegada de carbono” e a forma que encontrou para diminuir o consumo de energia, que é tão exigido para o seu negócio, foi utilizando o ar de fora para gelar as cervejas quando a clima esfria e permite tal macete.

 

Leukemia Bottle Drive

Há 10 anos, no último final de semana do mês de maio, todas as garrafas retornadas são doadas à organização Leukemia & Lymphoma Society of Canada – uma organização dedicada a levantar fundos para pesquisa da cura da leucemia e linfoma. No total já foram arrecadados mais de CAD$10 milhões com essa parceria.

 

 

HISTÓRIA

Após o fim da proibição de bebidas alcoólicas no Canadá no começo do século XIX, o governo da província de Ontário achou melhor controlar sua venda através de uma cadeia de varejo própria chamada LCBO (Licor Control Board of Ontario) que até hoje é administrada pela província e comercializa todos os tipos de bebidas alcoólicas, mas não queria ter total responsabilidade, como em outras províncias do país, então criou a Lei de controle de bebidas de Ontário e concedeu aos cervejeiros locais o direito de se organizarem e comercializarem suas cervejas, formando assim a cooperativa Brewers Warehouse Company Ltd. que mais tarde se tornou Brewers Retail com o nome fantasia de The Beer Store e hoje é mais conhecida por somente Beer Store.

Atualmente ela é propriedade da metade canadense, metade americana Molson Coors Brewing Company com 49% das ações, juntamente com a belga Labatt Brewing Company (AB InBev) com 49% e da japonesa Sleeman (Sapporo) com 2%.

Aqui tem um vídeo feito em 2012 em comemoração aos 85 anos de vida:

CURIOSIDADES

  • Na Beer Store existe uma política de neutralidade. Nenhum funcionário pode estimular a compra de uma determinada cerveja. No máximo ele pode tirar dúvidas sobre a bebida.
  • Por lei, não é permitido comercializar mantimentos nas lojas que vendem álcool. Porém, de vez em quando você consegue comprar algum salgadinho vendido por alguma instituição de caridade.
  • A Beer Store vende 80% de toda a cerveja consumida em Ontário.
  • A LCBO importa as cervejas e repassa à Beer Store, que por sua vez, distribui a cerveja de pequenos cervejeiros artesanais à LCBO.
  • Existem 448 lojas espalhadas por Ontário com mais de 7300 funcionários.
  • É possível comprar Gift Cards para presentear um(a) amigo(a). Basta escolher o cartão e carregá-lo em uma Beer Store.
  • A Beer Store possui um App onde é possível conhecer as cervejas, ver ofertas da semana, localizar lojas e horários de funcionamento.
  • 85% das cervejas consumidas no Canadá são canadenses.
  • Aqui em Ontário não é permitido beber em parques ou praia, nem mesmo escondendo o rótulo com sacos pardos, como é comum em Québec, por exemplo. Você até vê pessoas bebendo “discretamente” mas ainda assim estão propensos a pagar uma multinha de CAD$ 125.00

 

Ficou curioso pra conhecer a Beer Store? No site tem mais detalhes e inclusive uma sessão de dicas de como combinar sua cerveja com certos alimentos, quais copos servir cada uma além é claro, de explicações sobre como reconhecer cada tipo pela cor, cheiro e paladar.

Vale a pena comprar três ou mais tipos de cerveja e juntar a alguns amigos para fazer uma degustação em casa! Mas tenha certeza que eles estejam bem na hora de ir embora!

Cheers!