De todos os conselhos que eu poderia dar para alguém que pensa em vir morar no Canadá definitivamente, tem um que eu sempre coloco na minha lista como sendo o PRINCIPAL. Digo lista, porque existe um monte de fatores que devem ser considerados, como motivação, dinheiro, família/amigos, clima, etc. Mas, se eu pudesse te dar SÓ UM conselho, seria este: Conheça o Canadá de perto!

Porque por mais que você tenha todos os motivos pra imigrar, somente vivendo aqui é que você vai saber se realmente vai se adaptar ou não. Não importa se você já viajou pra fora ou até já deu a volta ao mundo, o Canadá só existe aqui. E existem coisas boas e também coisas ruins, que somente VOCÊ saberá dizer se tolera ou não.

Se você nunca estudou fora, passe um mês aqui ESTUDANDO e se for casado(a), venha acompanhado(a). Mas por que especificamente estudando? Bancar “apenas” um mês de estudos pode te dar uma noção do quanto pesa ficar sem trabalhar e ainda arcar com despesas como moradia, alimentação, um eventual estudo – caso seja necessário pro seu processo de imigração – e lazer. Quando voltar, vai ter uma motivação a mais pra juntar dinheiro. Na pior das hipóteses, você fez um intercâmbio!

Venha no inverno. Não que seja a pior estação, pois eu adoro o visual! Aliás, gosto bastante das mudanças de estações por aqui. Mas no verão, temos a tendência de achar que estamos passeando e, de fato, é a época das férias dos canadenses, então todo mundo está com ar de turista nas ruas, de shorts, óculos escuros, tomando sorvete, conversando com os amigos numa tarde ensolarada. Venha com o intuito não de passar férias, mas de fazer um reconhecimento do território. Deixe as férias pra outra oportunidade.

Perceba como você se sente estando longe da família/amigos neste período. Não só isso, mas como você se adaptou com relação à comunicação, interação com outras pessoas, costumes, comida…

Somente conhecendo o Canadá de perto você saberá dizer se o que te motiva a sair do Brasil ainda é justificável.

 

 

Gostou desta publicação? Então compartilha com os amigos!