Dia 06 de junho de 2017 a imigração canadense atualizou o ranking do programa Express Entry e portanto, nossa Planilha Express também sofreu algumas alterações! Se você ainda não sabe quantos pontos você soma, baixe aqui a sua e descubra já! Ou você achou que ia usar uma calculadora?

Bem, como você deve saber, além de ter o perfil necessário para imigrar através de um dos processos federais, o candidato, quando no pool do Express Entry precisa pontuar significativamente, ou seja, competir com os outros candidatos. Portanto, somente ter o perfil não te qualifica para imigrar. Por isso mesmo que eu criei a Planilha Express, para que eu e você possamos criar várias situações diferentes e escolher aquela que melhor pontua, para no final, ter mais chances de ser convidado a aplicar.

Mas voltando às mudanças que ocorreram dia 06, basicamente se resumem a esses 4 itens:

  1. Aplicante principal com fluência no francês irão pontuar mais. E isso quer dizer NCLC – nível 7 nas quatro habilidades do idioma. Se além disso for fluente no inglês, CLB nível 5 nas quatro habilidades, pontua o dobro. De 15 pra 30.
  2. Aplicante principal ou cônjuge, cujo irmão/meio irmão de pai ou mãe (proveniente de casamento, união estável, sangue ou adotado) seja canadense ou tenha a residência permanente, esteja morando no Canadá e seja maior de 18 anos, também ganham 15 pontos a mais.
  3. Não será mais obrigado a criar um perfil no Job Bank.
  4. A data e hora de criação do seu perfil no EE irá influenciar na tomada de decisão do oficial, caso você empate com outro candidato.

Tenho só uma observação a fazer com relação a esse último item, o site não especifica quem terá prioridade, se o que aplicou primeiro ou depois. E é muito complicado se basear nisso, pois caso eles dessem preferência para os mais antigos, segundo a data de criação do perfil, seria sacanagem pro coitado que já está esperando há mais de um ano e teve que criar um novo porque o outro expirou. Acho que o mais certo seria convidar os dois… 🙁

Caso tenham alguma dúvida, segue o link do site oficial. Mas sinta-se à vontade de escrever aqui para compartilhá-la com todos!

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos!

Um forte abraço!

Vanessa Vitta.