No post de hoje quero compartilhar com vocês algo bem íntimo, nosso custo de vida aqui no Canadá. E apesar de ser o nosso custo de vida, portanto, considerando um casal sem filhos, apenas um cachorro de médio porte, dá pra ter pelo menos uma ideia do mínimo que você vai gastar no começo caso esteja vindo com mais pessoas, ou tenha um estilo de vida mais extravagante.

Pois bem, vamos lá para os gastos básicos, como moradia, alimentação, transporte e saúde.

Moradia

Como somos recém-chegados, nada mais normal do que alugar um lugar pra ficar. Arrumamos um basement MUITO bonitinho! Devo confessar que quando estávamos procurando por um apartamento era bem difícil arrumar um descente e, quando achávamos era na casa dos CAD$1300.00 – Esse que vivemos hoje, praticamente desde o começo, pois passamos dois meses em um AirBnB, nos custa CAD$950.00/mês já inclusos água e esgoto.

Os outros gastos da casa como luz, internet e TV à cabo nós dividimos com nossa landlord – que é quem aluga nosso basement – e mais uma amiga, que moram na casa de cima. Portanto nossas contas de luz nos custam CAD$50.00 a cada dois meses em média e a Bell, que é quem faz o serviço da Net, sai por CA$65.00/mês.

Total Máximo: CAD$1065.00

 

 

Telefone

No começo optamos pela operadora Fido por ser considerada a de melhor cobertura, mas como é mais cara, só o Alexandre aderiu. Eu fiquei com a Freedom, que é mais em conta. Porém com o passar do tempo fomos percebendo que não havia necessidade de pagar mais pela cobertura sendo que a Freedom supria nossas necessidades, até porque usamos mais o celular aqui dentro da região de Toronto mesmo, e de modo geral, para falarmos um com o outro, quando não usamos o WhatsApp! Então recentemente o Alexandre saiu da Fido e aderiu a um plano da Freedom que ele iria pagar CA$40.00 + CAD$5.00/mês por um celular novo durante 24 meses, mas por ele estar entrando sob a mesma conta que eu já tinha, eu ganhei um desconto de CAD$4.00/mês, portanto o celular dele vai sair bem baratinho e com 4Gb de internet.

Total Máximo: CAD$80.00

 

 

Alimentação

Moramos à 5 minutos de um No Frills, um dos supermercados mais baratos daqui de Toronto. É um quebra-galho, tem o básico do básico, até porque este é pequeno, então acabamos economizando mais ainda. Vou nele uma vez por semana e gasto CAD$65-90.00 cada vez. Uma vez por mês preciso fazer uma compra maior que é guando acabam os produtos de limpeza, etc. Ai gasto um pouco mais, na casa dos CAD$120.00 Fora isso tem aquelas passadas no mercado à caminho de casa no final da tarde, e nem sempre paramos no mais em conta. Sabe quando dá aquela vontade de comprar alguma coisa gostosa ou preparar um jantar especial? Passar na LCBO pra comprar um vinho ou uma caixinha de cervejas… aí sai mais caro, qualquer bobeada, lá se vão de CAD$25-50.00 cada vez.

Total Máximo: CAD$430.00

 

 

Transporte

O que eu gosto no transporte público daqui é que os Metro-Passes nos dão o direito de rodar por toda a cidade de Toronto de ônibus, metrô e streetcar, fazendo quantas viagens quisermos, sendo cobrada uma taxa única de CAD$4.88/dia para adultos e CAD$3.90/dia para estudantes pós-secundários. Se você não precisar sair todos os dias, você ainda pode comprar o token que sai por CAD$3.25 por viagem – pode usar quantas vezes quiser nos mesmos veículos citados acima, no prazo máximo de 2 horas, contanto que seja para somente um sentido.

Total Máximo: CAD$263.00

 

 

Saúde

Infelizmente como ainda não consegui um trabalho full-time, ainda não tenho o direito ao OHIP – sistema de saúde pública daqui de Ontário – portanto, conto com meu seguro-saúde que eu contratei, a Guard-me. Sem contar meu plano médico do Brasil que ainda não me desfiz. Nós pagamos CAD$2.00/dia/pessoa. Na verdade o Alexandre fecha hoje diretamente com o College pelo período de um ano e eu preferi pagar trimestralmente o meu à parte, pra não pagar à toa quando meu full-time sair.

Total Máximo: CAD$120.00

 

 

Lazer

Colocamos um gasto de CAD200.00 mês para sairmos pra jantar ou até nos encontrarmos com os amigos (que sai mais em conta mas ainda sim, vai dinheiro!)

Geralmente nossas saídas saem de CAD$70-90.00 já inclusos o imposto de 13% e mais o serviço dos garçons – geralmente de 10-15%. Há também outros passeios menos caros, e até de graça, mas considere aí um sorvete, etc.

Total Máximo: CAD$200.00

 

 

Total Máximo: CAD$2133.00-2500.00

Gosto de jogar um limite máximo pois nunca é um valor exato, até porque aqui não estou colocando as compras iniciais, tanto de vestuário como também coisas para casa, assim como outras despesas como cabeleireiro, veterinário, presentes para amigos, etc… Mas dificilmente ultrapassamos CAD$2500.00/mês.

Então se você está pensando em passar um tempo aqui, multiplique por 12 meses e depois por 3, que é a média da cotação do dólar hoje (CAD$2.65). Claro que chegando aqui você irá atrás de um emprego que vai te ajudar a pagar suas contas básicas, mas gosto de trabalhar com essa margem de segurança. Considere que esse valor é o mínimo que você precisará juntar pra você vir “sossegado” com um dinheiro de emergência.

Isso é apenas uma média do que nós gastamos hoje e, de novo, depende da sua estrutura familiar, do seu consumo, da sua condição de vida atual, pois daqui à alguns anos, entrarão novos custos como carro e casa próprios e filhos…

 

 

Qualquer dúvida, deixe o seu comentário aqui que eu prometo responder o mais rápido possível!

Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais.

Até a próxima!

Vanessa.